Parabéns! Você chegou até aqui porque sonha e decidiu comprar um lugar para chamar de seu. Ou está planejando comprar um carro para viver novas histórias e aventuras. Só que não existe fórmula mágica, ou sorte, para materializar seu sonho, na verdade, o segredo é manter disciplina e ser planejador para organizar as finanças, ou ter disposição para encarar um financiamento + juros com pressão alta.

E para você que mantém tudo na ponta do lápis, o consórcio é uma escolha pra lá de vantajosa. Sem contar que é uma opção com parcelas flexíveis sem juros, sem sustos e sem entrada para comprar um bem de alto valor e sem comprometer seu orçamento.

Simplificando: o consórcio é uma poupança conjunta para compra programada, e a responsabilidade de reunir um grupo de pessoas, como você, interessada no mesmo tipo de bem, é de uma administradora. E vale para realizar todos os sonhos, pode ser um consórcio de imóveis ou um consórcio de carros, por exemplo. Esse grupo de poupadores paga as parcelas sem juros e de acordo com o plano escolhido, afinal, são elas que garantem a compra do item do seu sonho e todo mês um participante desse grupo é contemplado por sorteio ou lance, este que funciona como um leilão: a maior oferta leva.

Só que para garantir a sua participação nas assembleias, ou seja, nas reuniões mensais do grupo, você deve ser religioso no pagamento das parcelas, ou seja, em dia. E para reforçar a baita vantagem: diferente de um financiamento, não existe cobrança de juros nas parcelas, nem a necessidade de ter uma quantia alta para uma entrada.

Consórcio é uma maneira fácil e muito tranquila de você poupar em grupo. A cada mês, essa quantia acumulada garante a oportunidade de realizar um sonho com a carta de crédito na mão. Essas assembleias são organizadas pela administradora e são elas que definem qual dos participantes receberá essa carta de crédito.

De acordo com o vice-presidente de negócios Luis Toscano, da Embracon, ‘O sistema de consórcios é muito seguro, é fiscalizado e regulamentado pelo Banco Central e possui uma associação própria: a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC). O cliente que aderir pode ficar tranquilo, que tudo o que está em contrato será entregue. E reforça: O dinheiro e o sonho desse cliente estarão seguros’.

Se comparado às modalidades de crédito e financiamento no mercado, o consórcio é, sem dúvida, bem vantajoso e mais barato. Embora isso não signifique a inexistência de taxas que devem ser pagas. Essas taxas são diluídas nas parcelas e se referem à de administração, ao seguro e ao fundo de reserva. Esses custos garantem a manutenção e a saúde financeira do grupo contra imprevistos, como inadimplência, desemprego e atrasos. O VP da Embracon reforça que ‘esses reajustes são anuais e fixados por indicadores econômicos, como o IPCA, que mede a taxa de inflação e é utilizado para automóveis e consórcios de serviços’.

No caso de imóveis, é usado o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção). Assim, no final de cada ano, um percentual mínimo será acrescido às suas parcelas como reajuste. E a vantagem desse reajuste é que o crédito também é corrigido, garantindo, para o cliente não contemplado, o poder de compra no momento da contemplação.

Lembrando que o consórcio é uma modalidade contraindicada para os apressados em adquirir o bem. E mesmo nesses casos, a boa notícia é existirem maneiras de garantir a contemplação sem depender apenas do sorteio mensal. É possível ofertar um lance, que é uma espécie de leilão, ou seja, a maior oferta, leva.

Fonte: https://monitoring.knewin.com/verNoticia.aspx?q=Cg2-g9o-uFfiaX_8jdq9aUK7k6crSqSo0
Open chat